segunda-feira, 14 de março de 2011

Muricy queimado

  Desde o fim do Fla-Flu de ontem, Muricy Ramalho não é mais treinador do Fluminense. A notícia é velha, a repercussão será longa.

  Muricy assumiu o cargo no ano passado após uma conturbada e demorada negociação com o tricolor das Laranjeiras e conduziu a equipe ao festejadíssimo título do Campeonato Brasileiro, mesmo com o elenco sofrendo com inúmeras lesões. O título foi o quarto do treinador, em cinco anos. Muricy colocou-se no mercado como solução para qualquer clube do Brasil.

  O pedido de demissão consolidado ontem, mas que já vinha amadurecendo há dias na cabeça do técnico, não convenceu ninguém, apesar de o motivo ser mais do que justo: ter uma estrutura sólida, a qual o Fluminense está a anos-luz, é indispensável para que o trabalho vencedor tenha continuidade. Que digam os opostos São Paulo, de muito sucesso na última década e o Flamengo, que apesar do título nacional de 2009, terminou o campeonato seguinte na parte de baixo da tabela.



  É muito saudável para Muricy que a situação esteja esclarecida o quanto antes, mesmo que o motivo predominante para a decisão tenha sido a proposta milionária que o treinador receberá do Santos nos próximos dias.

  O caráter com o qual gere sua carreira não permite tamanha falta de convicção. É melhor assumir a preferência por dinheiro - o que não é crime algum - do que ter sua magnífica carreira manchada pelo acontecido.

  Muricy é um excelente treinador para competições de longa duração, por exigir sempre 200% dos atletas durante os treinamentos. Em competições curtas e de mata-mata deixa a desejar. Em relação a isso, o prejuízo ao Fluminense na Libertadores - o time já está praticamente eliminado - é administrável, apesar de o Campeonato Brasileiro desse ano ter maiores chances de ser vencido com o "Mister-Brasileirão".

  Tudo isso é pequeno, é controlável, resolve-se ali na frente. Mas a situação estranha até demais não será esquecida, ainda mais imaginando a mais que provável apresentação do atual treinador campeão brasileiro na baixada santista. Muito em breve...

Enquanto isso...

  No mais que provável destino de Muricy, o presidente Luís Álvaro vai brincando com o fraquíssimo Paulo Henrique de renova-não renova contrato. Pode perdê-lo a preço de banana em julho.

#Fail

  Falando dos conflitos no Oriente Médio e norte da África, a imprensa nacional vem citando rotineiramente a OTAN - Organização do tratado do Atlântico Norte como a "Organização do Ocidente". Esquecem que o ocidente é muito mais que Europa ocidental e América do Norte.

Um comentário: