sexta-feira, 25 de março de 2011

Eis aqui, Chico!

Entre tantos posts futebolísticos retratando a triste realidade que o futebol carioca enfrenta no momento - principalmente Fluminense e Botafogo, eis aqui, Chico Buarque de Hollanda. Aos 66 anos, o carioca desfruta, hoje, de uma vida tranquila em seu apartamento no Leblon sem aparições em público e em eventos na mídia. Apesar de querido por muitos, Chico não agrada a todos.

O compositor, que ao contrário do que se pensa se auto-exilou e não foi exilado em Roma, é muitas vezes contestado por exercer (ou ter exercido) ideologias comunistas e socialistas. O fato descontenta alguns, que o consideram um comunista ballantine's. Esse pequeno grupo esquece de separar o "Chico político" do "Chico compositor" e desse modo passa a não conhecer a grande obra desse artista brasileiro. Um preconceito sem lógica.

Hoje, o artista tem um grande grupo de jovens interessados em sua obra. Jovens que estão à procura de aprimorar suas respectivas culturas. Fazem muito bem, pois Chico Buarque é considerado por muitos o maior compositor brasileiro, tendo muitas músicas cantadas por outros intérpretes. O único capaz de escrever como amante, político, malandro, sambista, cronista, trovador e mulher.

Então chega de apenas falar dele e mostremos um pequeno fragmento de sua enorme obra. Apresento-lhes Paratodos. Do álbum de mesmo nome do ano de 1993 ganhador de disco de ouro, a música retrata todo o agradecimento de Chico a seus companheiros, ídolos e à nação brasileira. É enfatizado ao final dela os versos: "vou na estrada há muitos anos" e "sou um artista brasileiro", os quais me arrepiam antes do pequeno trecho de flauta típico do baião brasileiro.

Desfrutem!



O álbum Chico Buarque (álbum de 1978) ou Samambaia, como é conhecido por muitos.  é um marco na carreira do artista e conta com músicas de forte protesto contra a ditadura militar como Cálice e Apesar de você.

Com vocês, Tanto mar!




Até!

4 comentários:

  1. Apagou o post num sei pq.

    Ta mas o blog ta bom demais!

    ResponderExcluir
  2. Show! Tá maneiro, só faltou o link que eu tinha colocado, mas tá tranquilo!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto e, além da música, clipe maravilhoso em todos os sentidos.. Muitas cores, muitas luzes, inspirador! Camila Pitanga ainda faz uma participação especial noviiinha.. divertido!
    Ai, o Chico.. .. rsrs
    p.s.: Não vão se enganando que o Chico é flamenguista como parece na foto não ein, pq o cabra, além de todos os bons predicados, é tricolor assumidíssimo, também! ;)

    ResponderExcluir
  4. Pena que os shows dele são caros demais para operários poderem assistir...

    ResponderExcluir