quinta-feira, 3 de março de 2011

O abraço coletivo

O Botafogo se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, após disputa por pênaltis contra o River Plate-SE. Parece pouco, mas foi um jogo emocionalmente importante para sequencia da temporada.

  Após uma exibição apática e tecnicamente muito fraca contra os sergipanos semana passada, o time alvinegro precisava vencer por dois gols de diferença para avançar; venceu por 1 x 0 com gol extremamente duvidoso e ganhou por 4 x 1 nas penalidades.

  A equipe de General Severiano entrou em campo com Lucas na lateral-direita, no lugar de Alessandro, e Everton substituindo Somália para ganhar poder de ataque. Viu-se um time vibrante, postado num 4-2-2-2 em que os laterais subiam muito, Renato Cajá vinha da direita para o centro e Everton atuou como gosta, aberto pela esquerda. Caio e Herrera movimentavam-se bastante no ataque.



  Porém, o mesmo time que pressionava, tinha dificuldades para finalizar com perigo (principalmente Herrera estava muito mal, como é rotina nesta temproada), diante da retranca sergipana e da ótima atuação do goleiro Max. O gol aconteceu em uma cobrança de escanteio, na qual o zagueiro Bebeto, após bate-rebate, mandou a bola à própria baliza. Mesmo visto por várias câmeras, não é possível ter certeza se a bola entrou ou não. Minha opinião é de que não entrou.

  A ansiedade tomava conta da equipe durante o segundo tempo, afinal, se sofresse um gol, o Botafogo teria que fazer mais dois. A saída de Everton, por lesão, fez entrar o jovem e talentoso centro-avante Alex, trazendo Caio para a meia. A saída de Renato Cajá foi muito criticada pelos pouquíssimos torcedores que foram ao Engenhão; o meia vinha bem e Herrera, péssimo. Alessandro entrou no lugar do vaiado Márcio Azevedo e nada mudou.


  Nos pênaltis, o River desperdiçou duas cobranças, e após Lucas assegurar a classificação a cena que pode representar o futuro alvinegro aconteceu: todos os jogadores foram abraçar o técnico Joel Santana, contestado após os últimos resultados. Com o abraço coletivo, ficou evidente que os jogadores estão apoiando o treinador e não há problemas graves de relacionamento. Após um jogo tão sofrido e a necessidade de títulos expressivos, ter o grupo na mão é indispensável para a sequência da temporada. O Botafogo enfrenta o Paraná Clube na próxima fase.

Nos outros jogos...

  O Atlético Mineiro goleou de forma humilhante o IAPE, na Boca do Jacaré: 8 x 1 inapelável. O próximo adversário na competição é o Grêmio Prudente.

  Adriano Michael Jackson marcou quatro vezes na goleada de 5 x 1 do Palmeiras sobre o Comercial-PI, no Pacaembu, ajudando na classificação para a próxima fase, contra o Uberaba-MG.



  Lucas, duas vezes, e Guerrón, fizeram os gols que deram a vitória ao Atlético Paranaense contra o Rio Branco-AC. O rubro-negro enfrenta o Paulista-SP na próxima fase.

  Campeão da competição em 2009, o Sport foi eliminado pelo Sampaio Corrêa depois do empate por 2 x 2 na Ilha do Retiro. O resultado de 0 x 0 fora de casa, obrigava o Leão a vencer. Com a eliminação, agora só resta o Campeonato Pernambucano ao time de Recife, no primeiro turno.

Fique de olho:

  A NBA continua excelente. Ontem, Nenê teve excelente atuação na vitória dos Nuggets sobre o Bobcats. Hoje tem Miami Heat x Orlando Magic, encontro de alguns dos melhores jogadores da liga, às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário