sábado, 14 de maio de 2011

Hegemonia vermelha e ascensão azul

  Acabou! O grito é vermelho! Com uma rodada de antecedência, o Manchester United confirma o título inglês da temporada 2010-2011. A conquista veio após um empate fora de casa, e até certo ponto inesperado, diante do Blackburn, que vendeu caro o resultado.

  A conquista afirma a hegemonia dos Diabos Vermelhos na terra da Rainha: o clube ultrapassou o rival Liverpool na soma de troféus (19 contra 18). Nos últimos 20 anos de campeonato inglês, foram nada mais nada menos do que 12 conquistas, todas elas com a presença de Sir Alex Ferguson - que se aproxima da aposentadoria - e do incansável Ryan Giggs, que a cada ano se consolida como maior ídolo da história do clube.


  A temporada começou de maneira desacreditada, com um futebol pouco convincente, seja na competições nacionais ou na Liga dos Campeões da Europa (torneio em que o clube já garantiu presença na grande final, diante do Barcelona). Independente do apresentado em campo, não se duvidava do poder que a equipe poderia demonstrar. Sem um futebol brilhante, o United encantava por sua solidez e eficiência em campo, fatores que o fizeram temido e o tornaram campeão. A temporada foi especial por ter consagrado um time extremamente coletivo, sem grandes estrelas, mas com jogadores que souberam aproveitar o bom momento e cresceram junto com a equipe, casos de: Chicharito Hernández, contratado a ''preço de banana'', e Nemanja Vidic, que com sua firmeza na defesa e incrível faro de gol no ataque, tornou-se capitão da equipe no meio da temporada.

  Agora resta aguardar o duelo entre o futebol eficiente, construído ao longo da temporada pelos comandados de Sir Alex Ferguson e o futebol encantador e atraente da equipe de Pep Guardiola. E você, tem um palpite ?

Do outro lado da cidade...

  Demorou! Finalmente, depois de 35 anos de espera, o Manchester City, o primo pobre da cidade, levantou ontem a taça da Copa da Inglaterra, torneio mais antigo do mundo. A conquista, além de reviver o orgulho do torcedor, acostumado a ver o seu arqui-rival não parar de encher a sala de trófeus, alivia os árabes atuais donos do clube. Após investimentos monstruosos, seria decepcionante terminar uma temporada sem títulos.


  A equipe de Roberto Mancini já acumulava o feito de brigar pelas primeiras posições, garantindo seu lugar na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, mas a vitória sobre o modesto Stoke City, era essencial para cravar uma nova era do clube com o futuro mais promissor da Inglaterra, e quem sabe até do mundo. Com o gol de Yaya Toure, volante que tem jogado bastante adiantado, fugindo de suas características, os citizens tiraram o grito entalado da garganta e puderam comemorar. Agora os árabes voltam suas atenções para a montagem do elenco para a temporada 2011-2012. Será que teremos mais um grande investimento na janela de fim de ano? É esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário