sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Setlist Agonizante 6

     Composição de Chico Buarque do álbum de trilhas sonoras Quando o Carnaval Chegar, de 1972. Narra a trajetória de um ambulante que vive pela estrada sobrevivendo da arte, da música e do circo. Essa versão em especial me agrada muito por contar com a presença de uma das melhores cantoras da MPB atual, Roberta Sá. O vídeo foi retirado de seu DVD "Pra Se Ter Alegria". Sua voz faz dispensar todos os outros instrumentos que acompanham a versão original. Apenas com um violão e duas vozes, a versão atinge um alto nível de bom gosto e boa sonoridade.


     Música do super álbum Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, de 2006. A grande energia é o que faz a música. Energia que acontece devido à sensacional melodia rápida sem intervalos cantada por Alex Turner acompanhada da simples e grande linha de baixo. Os backing vocals na segunda etapa, os riffs de Jamie Cook acompanhando a voz, riffs do refrão e a pegada final são apenas complementos que fazem dessa música, uma das melhores dos Arctic Monkeys.


     Belíssima composição de Gilberto Gil para sua ex-mulher Sandra Gadelha. Drão é o apelido de Sandra dado por Maria Bethânia. A letra consiste de uma fina poesia sobre a separação dos dois, tendo como base o amor e o desamor. Na versão do Acústico MTV Gilberto Gil, a flauta que acompanha o riff de violão complementa ainda mais a canção. Destaque para as passagens: "O amor da gente é como um grão, uma semente de ilusão, tem que morrer pra germinar" e "Quem poderá fazer aquele amor morrer? Se o amor é como um grão. Morre, nasce trigo. Vive, morre pão." Há também uma versão com acompanhamento de acordeom ao fundo que vale a pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=vQGw97w54Do&feature=player_embedded


     Rock dos bons. O The Police é conhecido por suas pegadas mais jamaicanas com presença de dubs e contratempos. Mas como bons ingleses que são, nunca deixaram o rock de lado. Essa música expressa muito bem isso. Tem até uma pegada um pouco punk, por ser guitarra, bateria e bateria fazendo o "feijão com arroz". E como em From the Ritz to the Rubble dos Arctic Monkeys, um fator que sempre pode melhorar a música, é a energia. E energia essa música tem de sobra. A bateria de Stewart Copeland nessa música é fundamental para tal fator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário