sábado, 27 de agosto de 2011

Males que vêm para o bem. Ou não.


  E agora, José? O que será do basquete mundial? Sim, porque o basquete mundial tinha seu epicentro nos Estados Unidos.

  Locaute. Fim de festa. Os caras lá estão de pirraça financeira. Em outras palavras, a união e a grande organização dos jogadores ianques (de várias modalidades) não os deixam reféns dos patrões. Sem acordo, sem dinheiro para ninguém.

  Uma pena para nós, amantes da bola laranja, dessa liga extraordinária que é a NBA... ou era?

  Pois é, esses novos tempos devem fazer com que reflitamos: além do "quem está certo", "quem está errado". É importante que pensemos sobre o que nos aguarda daqui para frente. Futuro obscuro? Caminhos abertos de vez para novos mercados? A liga americana sobrevive? Novos astros poderão nascer em países sem tradição?

  Não há como ter certeza de nada, mas o feeling do blogueiro é de que a crise (mais uma americana, senta Tio Sam!) vai perdurar por muito tempo. Tempo suficiente para outras ligas crescerem e se tornarem atraentes. Talvez seja o melhor pro esporte também.
  A essa altura do texto já não há mais especulação, existe a torcida para que isso realmente aconteça, e por mais que quando o locaute cessar Leandrinho tenha que voltar do Flamengo, Kobe Bryant da China, portas estarão escancaradas, o mundo vai descobrir que o basquete turco é forte, que o basquete da Lituânia é muito bom, que a Argentina pode crescer demais. Mais um importante passo para que cada nação descubra que talentos brutos nascem em todos lugares, basta querer lapidar.

  Seria muito legal ter Steve Nash no pelas bandas de cá também, certamente os rivais cariocas iriam querer montar times a altura. Ter um Dwayne Wade na Austrália, um Lebron James no fim do mundo... enfim, talvez seja um passo para trás. Mas que certamente resultaria em muitos passos no sentido do desenvolvimento do esporte pelo mundo.
  Ao invés de uma liga absoluta, um planeta disputando campeonatos nacionais de nível semelhante, com estrelas espalhadas por essa biosfera. Seria muito legal.

  Eu quero. Eu apoio. Eu acredito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário