segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nosso sonho ainda não terminou

  É sabido que funk e preconceito caminham lado a lado. É comum atribuirmos rótulos àqueles que admiram a cultura oriunda das favelas e comunidades do Rio de Janeiro. Está certo que o funk hoje, se tornou algo muito mais banalizado, perdendo conteúdo e se apoiando em batidas e em termos que de uma certa forma acabam grudando na cabeça do ouvinte.


  Diferenciados, não só nas composições mas em toda a conduta que mantiveram durante toda a carreira, Claudinho & Buchecha marcaram época e são responsáveis por ótimas lembranças. O carisma sempre foi fundamental para a adoração do público e junto a isso sempre estiveram coreografias, até certo ponto sem relação com a letra mas que acabaram pegando. O tão famoso ''tchururu'' vinha sempre acompanhado de uma dança pra lá de esquisita, que você aí com certeza já dançou. Em ''Quero te Encontrar'' era normal ouvir um barulinho com a boca no refrão.


  Algumas de suas músicas foram feitas instantaneamente, dentro do estúdio, enquanto gravavam outras. O resultado são canções que falam de amor, consequentemente de mulheres, da vida simples e do Rio de Janeiro, lembrado quase sempre pelas citações aos bairros e municípios. O funk deles tinha uma batida diferente, mais leve, as letras eram apropriadas para as crianças, até os adultos nas festinhas arriscavam um passo ou outro para acompanhar.


  Quando se critica o funk atual, faz-se referência a dupla e outros artistas do périodo como Bob Rum e Mc Marcinho. Talvez de alguma forma Claudinho & Buchecha ainda sirvam de inspiração para quem inicia no mundo do funk. Independente do que se consome e faz sucesso hoje em dia, o que fizeram fica para sempre na memória de todos que acompanharam a trajetória desde a vida humilde em São Gonçalo até shows fora do Brasil, como Japão e EUA. E sempre acreditar que os nossos não vão terminar.

PS: Exaltemos as obras e os bons momentos, mesmo com a dor de uma grande perda.

4 comentários:

  1. Ótimo post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Curti a comparação com o funk atual. Post mt bem feito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo! Parabéns à Equipe!

    ResponderExcluir
  4. adorei ver os clipes q pena q o Claudinho morreu, vcs cantam muito bem.

    ResponderExcluir