terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pena do Galo!


  O que torna um clube vencedor? Boa estrutura? Elenco recheado de bons jogadores? Profissionais de alto nível? Dinheiro para contratar e investir? Apoio da torcida? Todas essas perguntas são respondidas positivamente quando se trata de Atlético/MG. Nenhum comentarista ou entendendor de futebol conseguiu explicar o que acontece com o alvinegro mineiro nos últimos anos e não serei eu que darei a resposta esclarecedora.

  Ano após ano a montagem do elenco é feita com a contratação de jogadores renomados junto com jovens promissores, apesar de não terem grande destaque como Neymar,Ganso e cia. A manutenção das instalações é feita e aliado a isso a chegada de grandes treinadores e suas comissões técnicas enche o torcedor de expectativa no início do ano.


  Mas porque esse clube não funciona na prática? Tenho para mim que é um efeito dominó. O clube investe pesado em jogadores que a grande parte da torcida não sabe como está, a maioria das contratações não rende o esperado e a responsabilidade cai sobre os mais novos. Inexperientes, os jovens tendem a se encolher diante da falta de bons resultados e o potencial não aflora. Os maus resultados culminam na demissão do treinador. A chegada de um novo comandante deveria dar uma chacoalhada no ambiente do grupo, mas o técnico precisa conhecer suas peças, isso requer tempo, o que ele não tem. Aí recorre novamente as contratações e inicia novamente o ciclo.

  Alguns clubes passam pelo mesmo processo que o Galo. Porém, não sofrem a mesma pressão, ocasionada muito pelo sucesso do arquirival Cruzeiro, pela carência de títulos e a sequência de fracassos. Somado a isso, existe a sempre presente colocação na metade debaixo da tabela.

  Ainda há tempo para uma solução?


  Este ano a vinda de Cuca ocorreu em má hora. Cuca tem o perfil de comandante que não se encaixa ao momento do Atlético/MG, sendo desequilibrado emocionalmente nas horas decisivas. Vale lembrar que Cuca é famoso por ''tirar leite de pedra''. Ele já fez times desacreditados surpreenderem. O grande desafio é transformar o espírito da equipe, pois o torcedor faz sua parte comparecendo aos jogos, entretanto já não se vê a gana de vitórias nos olhos dos jogadores que literalmente entregam os pontos antes do apito final.

  Assim como o mascote do time, está faltando acordar cedo e dedicar-se mais para cantar alto.

Um comentário:

  1. "A chegada de um novo comandante deveria dar uma chacoalhada no ambiente do grupo, mas o técnico precisa conhecer suas peças, isso requer tempo, o que ele não tem. Aí recorre novamente as contratações e inicia novamente o ciclo".
    Essa me parece ser a alma da questão, Caio. O Galo vive um efeito dominó incessável pela falta de grandes conquistas. Quanto mais o tempo passa, mais a torcida cobra, a mídia cobra e os jogadores que chegam se cobram. Mas, no fundo no fundo, ninguém acredita muito, pois o Atlético parece um time que se acostumou ao fracasso. Se apequenou. Acho lamentável que uma bela história e uma torcida grande se evaporem perante as derrotas consecutivas. Mas vai explicar, vai entender...
    Um prazer conhecer o blog, bem interessante!

    Abraços,
    www.futebologiabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir