sábado, 17 de setembro de 2011

Mitos do Futebol

Jogadores tão diferenciados (para melhor ou para pior) que se destacam, de tal maneira, de outros e entram no imaginário dos torcedores, tornando-se parte da própria história de cada um deles. O que faz um jogador se tornar mito? Habilidade? Carisma? Sorte? Irreverência? Uma mistura disso tudo?

Romário é um deles. O jogador, que anotou mais de mil gols na sua carreira, teve momentos distintos. De ídolo nacional em 94 a expectador da copa de 98. Indiscutivelmente um dos últimos grandes jogadores que nosso país criou. Um gigante dentro da área e um personagem irreverente com suas palavras. Será que o baixinho faria parte da história do futebol, de maneira tão marcante, se fosse somente um craque com a bola?

Túlio Maravilha. Goleador? Sim. Carismático? Sim. Ídolo? Sim. Craque? Não. O boleiro mitológico, hoje com 42 anos, continua em busca do seu milésimo gol. Contestado pela sua contagem, julgado por atuar em times de menor expressão (como atualmente o Bonsucesso). Maravilha conta hoje com 971 gols e projeta fazer o milésimo pelo time do qual foi grande ídolo, o Botafogo. Nunca jogou uma copa do mundo, nunca foi eleito melhor do mundo, nunca levou outro time a outro grande campeonato. Mas mesmo estando velho e não tendo feito nome em outro lugar, qual o torcedor alvinegro não vai querer ver o jogador vestir a estrela solitária no peito de novo?

Um que, apesar de entregar um jogo de copa do mundo e de ter levado vários "frangos" na carreira, será sempre lembrado por uma jogada é Higuita, com sua emblemática defesa do escorpião. Agarrar a bola seria extremamente fácil, mas porque segurar ela com as mãos quando você pode fazer isso com os pés? Além de sua forma inusitada de rebater os chutes adversários, o goleiro gostava de conduzir a bola até o ataque, marcando assim 41 gols em sua carreira. Mesmo se não tivesse entregado um jogo de copa do mundo, será que ele seria lembrado se não tivesse criado uma forma tão "original" de atuar?


Jogadores assim serão, talvez, mais lembrados que os grandes craques da atualidade como Cristiano Ronaldo e Messi. Ambos são idiscutivelmente craques, mas será que eles tem o necessário para serem lembrados como mitos?

Um comentário:

  1. Gostei mt do comentario sobre o Higuita! Ficou mt maneiro!

    ResponderExcluir