terça-feira, 13 de setembro de 2011

Indie, o rock underground

  Músicos sempre sonharam com contratos milionários. Mas o que fazer quando as grandes gravadoras não apostam em você? Bandas dos EUA e Reino Unido em busca da fama resolveram buscar novos caminhos. Contratos com pequenas gravadoras e produção independente caracterizaram no início da década de 80 esse novo movimento de rock.

  O Indie, por ser uma vertente do rock que não se caracteriza por um estilo musical, dispõe de artistas com várias idéias e propósitos musicais.

  Um dos primeiros grupos propriamente Indie foi o Joy Division. Em 1977, inspirados pelo Punk e o eletrônico (que surgia na época), foi batizada (pela segunda vez) em homenagem a uma casa de prostituição da série The House of Dolls (1965). A banda teve seu fim em 1980 com o suicídio do vocalista e guitarrista Ian Curtis.


  Nos anos 60 o Velvet Underground, apesar de considerado somente rock, já mostrava sinais do que estava por vir. Com um estilo sem muito público para a época, acabou sendo rechaçado pelas grandes gravadoras e teve uma carreira pouco vistosa. Apesar de poucos fãs, a banda vive no imaginário como sendo a inspiração para grandes artistas e grupos, como David Bowie, Nirvana, The Strokes e o próprio Joy Division.

  Bandas mais recentes representam ainda melhor o estilo Indie. Com a facilidade de expor e divulgar suas músicas na internet vários outros tedem a seguir o mesmo caminho de "independência" que por exemplo a Bright Eyes e Death Cab For Cutie fizeram. Fundada em 2004, A Bright Eyes, tem como gravadora a Saddle Creek Records, selo oficial, fundada por Conor Oberst (compositor e guitarrista do grupo) e seu irmão Justin,

  Death Cab for Cutie começou ainda mais cedo (1998), mas desde o início figurou entre as bandas independentes de destaque. Os estado-unidenses começaram como um projeto-solo de Ben Gibbard, quando lançou um cassete que ele mesmo produziu. Após isso formou a banda, lançou seu primeiro LP e ingressou no mundo Indie com uma boa crítica.

  Todos esses exemplos nos mostram a verdade sobra a música, mesmo com pouco dinheiro, pouco apoio e sem uma gravadora grande, a boa música pode sim atingir seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário