terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lulu, O hitmaker

  Em tradução pra lá de simples, hitmaker quer mesmo dizer "fazedor de hits". Alguém capaz de fazer sucessos se multiplicarem. O homenageado desta terça-feira não é hipnotizador como Roberto Carlos, não é "beatle", como bem definiu o Pepê no post de sexta-feira sobre nosso grande Milton Nascimento, não é complexo e rebuscado como Caetano Veloso. Luiz Maurício Pragana dos Santos, nosso valioso Lulu, é, no máximo, polêmico. Polêmico, carismático, eclético, multi-instrumentista, animado, animador, showman... e um dos maiores hitmakers brasileiros.

  Falar de Lulu Santos é esperar gingado no solo alheio, é alimentar um artista que interpreta o lento e o ágil com o mesmo amor. É sentir um poder, uma profundidade enorme na mais simples canção. Aqui, um mágico pout-pourri do MTV Acústico de 2000:


  Já foi dito que Lulu Santos fica melhor a cada cabelo branco que aparece. Dotado de qualidades musicais inesgotáveis, faz de seu ofício diversão. E, natualmente, diverte seu público. Assistam Tim Maia virar boite no Ao vivo de 2004:


  Esta aqui é clichê, xodó, chiclete, o que quisermos. Todos conhecem e todos têm, se não a letra inteira na cabeça, a melodia completa no coração. Quem não se emociona com este solo de abertura?... assim se prova o hitmaker. E esta versão é da época em que ele ainda não havia rompido com Fausto Silva, que limitou seu tempo de tanto que falava:


  Competição dura entre a música que encerra o post e a anterior: qual é melhor? Qual é mais ouvida, mais cantada, mais reproduzida? Mais amada. Mais bonita. Seja o que for que Lulu quis, quando nos deu O último Romântico, foi genial: "só falta te querer, te ganhar e te perder. Falta eu acordar. Ser gente grande pra poder chorar."


  Muitos outros hits marcam esta brilhante - e infinita - carreira, como Popstar, Assim caminha a humanidade, A cura, Um certo alguém, Toda forma de amor, Tudo bem, De repente Califórnia, Sereia, Certas coisas, Tempos modernos, Um pro outro, Minha vida e Tudo com você.

  E você: curte o Lulu? Acha ele um chato? Ama? Que lembranças ele te traz? É possível escolher uma melhor?

Um comentário:

  1. Lulu é um artista impar, na minha opinião, incomparavel, simplesmente ginial, sou fã incondicional da sua obra. Lulu é 11, salve o mestre. Como diz o chavão obrigado Lulu por você existir.Rogério

    ResponderExcluir