domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entre incertezas, que vença o melhor

Talvez o clássico mais valorizado dos últimos anos, o primeiro Flamengo x Botafogo deste ano, é válido pelas semi-finais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

A história recente do confronto e o desempenho dos dois times neste ano deixa seus respectivos torcedores ressabiados. Se antes, o time rubro-negro era empurrado por sua torcida nos momentos decisivos e assim ganhou as finais de 2007, 2008 e 2009, no ano passado, o time de General Severiano foi frio, vencendo os dois turnos após a chegada de Joel Santana.


O Flamengo passou por uma pequena reformulação entre o fim do ano passado e o início deste. Jogadores que não vinham agradando dispensados, como Corrêa, Kleberson e Toró deram vez a contratados famosos como Thiago Neves e a estrela da compania, Ronaldinho. Do lado alvinegro, após uma belíssima campanha na última temporada, o time foi encorpado com jogadores menos badalados, mas que deram qualidade a setores outrora carentes, como os laterais Lucas e Márcio Azevedo e o volante Arévalo.

Ao longo dos anos, foi comum vermos um favoritismo explícito para algum dos lados. Este, fica marcado pela incerteza que ronda a cabeça de todos, afinal, apesar da classificação conquistada de forma segura, os times não passam confiança a seus torcedores. O Flamengo vem de um 3 x 0 sobre o desconhecido Murici, pela Copa do Brasil, após um apagão no primeiro tempo. Ronaldinho ainda não está na forma física ideal, procurando evoluir a cada jogo, assim como Thiago Neves. Deivid vem marcando gols, mas ainda causa desconfiança nos torcedores. Os volantes parecem acomodados, principalmente Maldonado, que já foi um dos melhores do mundo, na posição. Mas o grande problema encontra-se na lateral esquerda. Com a fragilidade de Egídio, o beque Ronaldo Angelim tem sido utilizado na posição, contando com o auxílio do meia Renato Abreu.

O Botafogo mostra-se com mais vocação ofensiva do que na última temporada, com a boa fase de Alessandro e Renato Cajá e os apoios de Márcio Azevedo. Porém, o time busca o equilíbrio para a defesa, setor de destaque no ano passado, mas que vêm sofrido críticas, apesar da contratação do veloz zagueiro João Filipe, ex-Figueirense. Tal equilíbrio parecia estar sendo encontrado com Marcelo Mattos e o meia Bruno Thiago nas posições de volantes. O primeiro encontra-se lesionado, o outro suspenso. Estão fora. Assim como o chileno Maldonado, que é dúvida pelo lado rubro-negro, assim como o zagueiro David Braz.

Disposição não faltará aos dois lados do confronto para avançar até a final, para enfrentar o surpreendente Boavista, que passou, ao eliminar, nos pênaltis, o Fluminense. Resta saber num momentos de tantas incertezas, quem pode brilhar. O clássico mais badalado do Brasil promete ser interessantíssimo, quem puder assistir estará fazendo um ótimo programa. Com o fim do horário de verão, o jogo será disputado as 16h, horário de Brasília, e têm transmissão de vários canais da televisão aberta e fechada.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 20 de fevereiro de 2011 (Domingo) 
Horário: 16h (de Brasília) 
Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos (RJ) 
Assistentes: Ricardo de Almeida (RJ) e Eduardo Couto (RJ)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wellinton, David Braz(Jean ou Egídio) e Ronaldo Angelim; Willians e Maldonado; Renato Abreu; Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO: Jefferson; João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Arévalo(Rodrigo Mancha), Somália e Márcio Azevedo; Renato Cajá; Herrera e Loco Abreu 
Técnico: Joel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário