quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Na sua conta, Mano.

É preciso ter boa vontade para acreditar no poder de criação do time de Mano Menezes. O promissor início de trabalho parece estar se perdendo na pouca articulação vista nos jogos de nível um pouco mais elevado, contra Argentina e França. Ficou a sensação de "podemos mais", mesmo com a expulsão de Hernanes.

Mano é um excelente treinador, indiscutívelmente. Porém, é preciso mostrar a que veio dando padrão também ofensivo, a uma equipe que será favorita à Copa de 2014.

Logicamente precisamos relevar as ausências de Paulo Henrique Ganso e Neymar. Mas o ponto chave é o erro que se deu a partir da troca do 4-2-3-1 para o 4-4-2, além de alguns convocados que não mostraram a que veio, e descartados que merecem atenção.

Elias não fez boa partida contra a Argentina, muito menos contra a França. Não só por isso merece um banco. Num meio campo que se adivinha com Lucas e Ramires na contenção, se o ex-corinthiano não disputar apenas uma vaga no banco de reservas, algumas coisa estará errada.

Nilmar não merece esperar testes e mais testes. Por características, entraria na vaga de Robinho, com facilidade.

Renato Augusto pareceu sentir a estreia, mas pode acrescentar verticalidade que Kaká não deve apresentar daqui pra frente, por sua questão física.

Hernanes demorou a ser chamado, e quando foi, perdeu a chance. Voltará a ser chamado? Qualidade para ser titular tem de sobra. Torna, como nos 20 primeiros minutos do jogo de ontem, o meio-campo mais completo.

Jádson terá que mostrar muito para se manter no time, mas foi o mais lúcido da seleção ontem.

Hulk e Phillipe Coutinho parecem ter muito a acrescentar, especialmente se a seleção voltar a jogar com dois pontas.

Vale a ressalva que Daniel nunca marcou ninguém. No Barcelona, joga quase na ponta. Ontem, assistiu Benzema finalizar para a vitória francesa. David Luiz foi uma avenida. Alexandre Pato está zerado com Mano Menezes.

Por isso o Brasil não jogou bem. Não venceu graças a atuação francesa também. Um time com lateriais fracos, mas com Mexés que é um baita zagueiro. Alou Diarra é melhor marcador que qualquer um dos volantes brasileiros, Menéz mostrou o tamanho de sua habilidade e Benzema mostrou o quanto é bom quando os jogos se mostram fáceis. A França cozinhou o jogo. Mano acreditou, e acredita demais que seus pupilos Lucas e Elias são capazes de entregar a bola com açúcar para Pato, uma vez que sacou Robinho e pôs Sandro em campo.

Mesmo com um homem a menos, dava para vencer.

Esperemos março, esperemos articulação. esperemos vitória. Nunca é demais.

6 comentários:

  1. essa seleção tem muito o que mostrar ainda. mas concordo que eu e boa parte dos torcedores esperavam mais dessa seleção. esperava que ela tivesse a cara do corinthians de douglas, elias, jorge henrique...
    mas ainda há muito trabalho e muita gente boa pra aparecer. como vc disse, nao se poder esquecer de que ainda temos ganso, neymar, hulk, o proprio kaka...tem muita gente boa pra voltar ainda. confio na mano!

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise do jogo. Está mostrando para o que veio eim, hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma boa analise, concordo com praticamente tudo dito!
    e Robinho ?!
    Aquilo só deu umas pedaladas e ganhou um penalti e geral acha q ele joga algo! tem nada q ir pra seleção --'
    A seleção precisa de um meia criativo e com visão, nao vi ninguem nos jogos pra fazer isso.
    Mas está cedo pra julgar muito, Mano ta aprendendo ainda e eu acredito que ele vá conseguir fazer um bom trabalho até a copa!

    ResponderExcluir
  4. O Mano é um ótimo treinador e vai saber colocar esse time pra jogar e trazer resultados! Tenho fé nesse cara. A seleção ainda continua devendo e esperamos, lógico, que não aconteça a mesma coisa que aconteceu com Dunga. O Mano é treinador e sabe comandar um time, como ele diz, "ninguém sente pressão, todos são jogadores experientes acostumados a jogar com torcida a favor, contra e ter que mostrar serviço", a seleção não é fantasma pra eles, só depende da disposição e entrega de cada um dentro de campo. A fé não costuma falhar! Tenho fé que verei o Brasil sendo campeão Mundial dentro de casa! Espero que até lá a seleção já esteja preparada, porque ainda está devendo...
    Rafael Martins

    ResponderExcluir
  5. me explica aquela substituicao maluca de robinho por sandro sendo que o time tava perdendo e poderia por mais um atacante.
    e como o proprio narrador falou,o elias nao tem essa pompa toda pra ser armador do time,a tecnica dele eh marcar e nao mais que isso..pelo menos pra mim..ja o lucas eu axo mais versatil mais axei que ele tb estava meio perdido naquele meio..
    Enfim axo que a selecao pode produzir muito mais do que produziu alem de o tecnico ter a opcao de ser mais ofensivo do que foi pois a selecao da franca nao assusta ninguem..

    ResponderExcluir