segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mauro Leão: "Se não abrir o olho, vai cair no brasileirão!"

  O técnico Joel Santana pediu demissão do Botafogo, que contratou Caio Júnior - profissional que estava vinculado ao Al-Gharafa, do Qatar. Caio Júnior, que tem passagens por times como Paraná Clube, Palmeiras e Flamengo, assume o cargo de treinador de um clube sem perspectivas de grandes contratações para a temporada, com uma torcida impaciente e sedenta por títulos em âmbito nacional.
  
O Agonizante entrevistou o jornalista Mauro Leão, locutor da rádio “FM O Dia” e colunista do tabloide “Meia-Hora”, na última terça (05/04), véspera do jogo da volta, contra o Paraná Clube, pela Copa do Brasil, a fim de saber sua opinião a respeito da nova contratação. Sem papas na língua e com grandes doses de humor, o alvinegro declarado duvida das possibilidades do recém-contratado: “É capaz de não durar um mês no cargo!”.

O Agonizante: Você acha que o Caio Júnior é uma boa pro Botafogo?
Mauro Leão: Não, não acho que o Caio Júnior seja uma boa. Acho que a boa para o Botafogo era o Joel. O time do Botafogo é horroroso, o Joel conseguia fechar o time e era criticado por ser muito defensivista, mas pegava aquele monte de pernas-de-pau – que ali, você salva um ou outro -, motivava o elenco e conseguia fazer do Botafogo um time, pelo menos, competitivo. Não goleava ninguém, mas também não “tomava ferro” igual está prometendo a partir de agora. Escrevi na minha coluna, no dia que contrataram o Caio, que ele não duraria dois meses. E se perder agora para o Paraná, ele não vai durar um mês.

OA: O Joel saiu por causa da torcida mesmo?
ML: Vou falar a verdade, o Joel não saiu por causa disso. Ele me falou que saiu porque o “El Loco” sacaneou ele. O Abreu, segundo o Joel, é um chupa-sangue: não corre, não volta, não marca, não faz nada, só quer a bola no pé para fazer gol. Então, ele perde um jogador ali. Por isso que tinha que se reforçar no meio-campo. O Joel criticou muito o Caio também (atacante), que não é nada, não é ninguém. É um cai-cai. Deu a sorte de ser o talismã do Botafogo no ano passado durante o estadual e morreu.

OA: Então, qual a diferença do Joel para o Caio Júnior?
ML: O Joel conhece o elenco, conhece futebol, ganhou tudo e o Caio Júnior nunca ganhou nada. Caio Jr. não tem perfil de treinador do Botafogo.

OA: A contratação do Caio Júnior foi jogada de marketing ou falta de opção no mercado?
ML: Falta de opção. Não tinha ninguém. O Fluminense inclusive tentou contratá-lo. Ele não foi porque acho que no Fluminense – não sei se é isso - o técnico tem que ser imponente. Porque só tem “figurão”, então não pode chegar qualquer um lá e contrariar os jogadores. Por conta da alta folha salarial, jogadores como Conca, Deco e Fred iriam questionar os métodos de um treinador menos experiente.



OA: Caio Júnior é uma pessoa mais calma, o Joel é uma pessoa mais efusiva. Como você acha que vai ser essa diferença de personalidade para o Botafogo?
ML: Os figurões do Botafogo, os jogadores que comandam o grupo, a panelinha, já estavam incomodados com o Joel, porque é aquele “papai Joel”... (Felippe pergunta quem seria da panelinha); El Loco, Caio, o próprio Herrera, Antônio Carlos, os caras cascudos. E o Joel já estava em um desgaste natural, fica no pé, conhece as manhas de jogador. O Caio Júnior não tem culpa nenhuma, mas conhece menos, vai ser mais difícil para controlar o grupo.

OA: Apesar de ter tido muitos problemas com o Joel, o “El Loco” fez uma boa temporada, marcou muitos gols sob o comando do ex-técnico. Com Caio Júnior, qual é a expectativa?
ML: O Caio tem a obrigação de chegar e botar o time para frente, fazendo isso, vai jogar em função do Loco Abreu, como o Joel jogava. Só que agora, o Loco vai ter mais gente encostada nele, para jogar, para tabelar, para tentar cruzar. Eu gosto dele, ele é um goleador e ídolo, mas não é nenhum supra-sumo.

OA: Maicosuel vai voltar, o time vai voltar do departamento médico e o Caio Júnior vai ter o plantel inteiro à sua disposição. Como você acha que o time vai se portar taticamente depois de completo e reforçado?
ML: Olha só, o Maicosuel vai voltar depois de um ano parado. Na minha cabeça, ele nunca foi essa Coca-Cola toda. É bom jogador, mas quando o Botafogo precisou dele antes de ir embora, amarelou. “Pipocou” na hora decisiva, então não é isso tudo. Vai voltar o Fábio Ferreira e não tem mais ninguém contundido, são apenas esses dois. Eu acho que esse elenco do Botafogo, mesmo com a volta dos dois, se não abrir o olho, vai cair no Brasileirão. É muito pouco. Agora, quer trazer o Gilberto. Para que? Para se aposentar no Botafogo? A única coisa boa de o Gilberto vir é que o Somália iria pro Cruzeiro, e a gente se livraria dessa mala.

OA: Depois dessas primeiras atuações do time sob o comando do novo técnico, o que você pode avaliar pra gente?
ML: O que eu posso fazer é rezar. Contra o Resende foi uma vergonha, no primeiro tempo era para o Botafogo ter tomado uns 4 gols. E o Caio Jr. chegou pregando um esquema diferente do Joel – o que é mentira. Ele botou 3 volantes, só que perdidos em campo. Joel botava 4, 5 volantes, mas pelo menos cada um sabia o que fazer. Chutão para frente, bate nos adversários e não pode tomar gol. Até o Mano Menezes me falou disso em uma conversa recente. O Botafogo não tem peça de reposição. Porque o time é ruim, o elenco é muito ruim, com um técnico que até agora não mostrou nada e está “detonando” o Joel, sendo antiético demais. Ele vai mudar o time contra o Paraná amanhã, vamos ver o que ele vai fazer.

OA: Caio Júnior não têm títulos de expressão no Brasil. Dá para esperar, depois dessa passagem pelo Catar, que ele venha trazer títulos pro torcedor do Botafogo, carente de títulos?
ML: Torcedor do Botafogo não é carente de títulos. Nós fomos campeões estaduais ano passado. Fomos campeões brasileiros outro dia. O que acontece? O Caio Júnior deu uma entrevista depois do jogo que eu fiquei muito preocupado. Ele disse que a torcida tem que ser paciente, porque ele está montando o time para o Brasileiro... e o Estadual? Nós não vamos correr atrás do bi? Chegamos à semifinal da Taça Guanabara, só perdemos porque fomos roubados: em todas as cobranças de pênalti o Felipe se adiantou. O Joel saiu do time, então líder do Grupo B. Hoje não é mais. Se perder do Flamengo agora no domingo, danou-se. Vai cair pra terceiro ou quarto. Em resumo, tinha que ter deixado o Joel lá. A torcida vacilou, a diretoria errou por não preservar o treinador... onde se encontra um treinador da qualidade do Joel?

OA: Botafogo é um time que deve muito. Existe a capacidade de trazer algum reforço de peso pra temporada?
ML: O Botafogo é muito organizado. O presidente tem uns erros lá na conta dele, mas é um cara muito organizado. O Botafogo contratou o Maicosuel ano passado por 12 milhões, quase a mesma coisa que o Ronaldinho Gaúcho. Só que deu azar, se machucou, mas foi uma contratação milionária. Mas respondendo a pergunta inicial: está contratando o Cortês (lateral esquerdo do Nova Iguaçu), mas botar a camisa do Botafogo é complicado. Eu estou preocupado.

OA: Então o Caio Júnior é apenas um tapa-buraco nesse momento de ligeira crise do Botafogo?
ML: Vou tentar definir o que eu acho: eu acho que o torcedor do Botafogo perdeu a Juliana Paes e pegou uma mocréia.

9 comentários:

  1. Muito boa essa entrevista! Parabéns à equipe do Agonizante com ótimas perguntas e pelas esclarecedoras respostas do grande jornalista Mauro Leão. Mesmo sendo vascaino eu queria saber o que realmente tinha ocorrido no Botafogo para causar a dispensa do Joel, que, na minha opinião, é um dos maiores técnicos que o Brasil já teve. Parabéns de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Valeu David! Nós sempre tentamos o nosso melhor. Divulga nosso blog, nas mídias sociais principalmente! E manda pra gente sugestões de pauta!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Entrevista MUITO boa e esclarecedora.

    Parabéns aos dois. O Daniel sabe que eu não sou de elogiar fácil, mas a ideia da entrevista, as perguntas e o bom entrevistado que escolheram, fizeram dessa uma boa matéria.

    Bem legal mesmo

    Parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
  4. Putz,como tem JOELZETE na imprensa carioca.Estão tentando canonizar o JOEL de qualquer maneira,o BAHIA ta sem tecnico espero que ele va pra la e esqueça o BOTAFOGO,aff.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo...mas o Somália serve pro elenco do Fogão.

    ResponderExcluir
  6. Mt boa essa entrevista! Nem Joel, nem Caio jr e mt menos o Mourinho dá jeito em um time q tem como titulares Somália, Alessandro e cia.
    Não conhecia o blog. Gostei! Vou seguir e divulgar.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Eu sou vascaína e admiro o Joel. A entrevista é envolvente que acabei lendo tudo.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. acho esse mauro leao um camarada q nao tem o minimo de etica profisional , camarada vive torcendo contra o flamengo vive pegando no pe dos nossos jogadores vive sempre achando q vamos cair para segundona isso e ridiculo ,, seja jornalista nao torcedor {AMIGO FUTEBOL E PAIXAO , ENOS TORCEDORES SAMOS APAIXONADOS ,, MUITO CUIDADO COM O Q SUA BOCA FALA PARA NAO OFENDER NAO SO UM TORCEDOR MAS SIM UMA NAÇAO ENTAO AMIGAO PEGA LEVE .}

    ResponderExcluir