quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O zagueiro que o Brasil esqueceu

  Já adianto ser bem possível que o título acima remeta a algo já lido. Há alguns poucos anos, André Plihal escreveu sobre "o goleiro que o Brasil esqueceu". Falava ele de Diego Alves, hoje no Valencia. Mas aqui eu falo de um zagueiro. Seu nome é Alex Rodrigo Dias da Costa. Talvez você não se recorde das características deste sujeito ou pense que escrevo sobre o Alex Silva. 

  Mas é Alex. Só Alex. Faça um exercício de memória: a tradicional expressão "Meninos da Vila" remete a que último grande time santista? Por favor, se você pensar no time de 2010 eu lembro que ele foi mesmo brilhante, mas por seis meses. Recentemente, memória-Santos é Neymar. Me refiro à geração de Diego & Robinho. Aquela geração foi vice-campeã da América (perdendo para o Boca de Tévez), bi-campeã brasileira (2002 e 2004) e fez grandes alguns jovens que o alvinegro praiano comprou sem pompa, além de crias da casa, como os citados acima. Entre outros, nasceram naqueles anos para o futebol mundial o lateral-esquerdo Léo, os volantes Paulo Almeida e Renato e o meia Elano. Ah, e Alex.

  Se ainda não se lembram, este grande Alex tem assustadores 1,89m, 92 kg e cara de... bom moço. Teve o apelido de zagueiro-bonzinho. Hoje, são 30 anos na ficha e uma carreira com uma transferência para o Chelsea de Mourinho em 2004. Logo emprestado ao PSV, tornou-se ídolo na Holanda, recebeu o carinhoso e delicado apelido de Tanque pelos torcedores do time de Eindhoven. Algumas temporadas depois, o beque dono de um preciso e fortíssimo chute de direita, foi reintegrado aos azuis de Londres. Foi durante muito tempo reserva de Ricardo Carvalho e John Terry. Só isso! Titularidade seria utopia. Carvalho foi vendido ao Madrid, mas Ivanovic surgiu e sempre teve mais oportunidades que o brasileiro.


  Já declaradamente insatisfeito, Alex ruma, então, ao PSG. Seu parceiro de zaga agora é Thiago Silva. Será agora o momento do discreto Tanque aparecer aos brasileiros, de verdade? Fica a sensação de que o zagueiro ficou escondido durante seus melhores anos - morando em Londres e ganhando em Libras, é bom que se diga - mas nada apaga seu talento e as ótimas participações na seleção.

  Seu companheiro de clube é - sem questionamentos - o melhor zagueiro do mundo. Naturalmente, é incontestável também com a amarelinha. Porém, sinceramente, David Luiz é tão grande no combate? Dedé é tão seguro assim, a nível internacional? Pessoalmente, coloco Alex no mesmo nível destes outros dois. Pensando como Mano Menezes, existe apenas uma vaga no grupo de zagueiros para as próximas competições. A disputa está aberta, alguns bons nomes na briga, mas a lembrança de Alex seria mais que justa. Vejamos se agora, com um Monstro ao seu lado, o zagueiro-bonzinho volta ao lugar que merece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário