terça-feira, 18 de setembro de 2012

Música que incorpora o mar à alma


O som que vem fazendo minha cabeça no momento é o da banda australiana The Beautiful Girls. Surf music com rock alternativo e reggae que já conhecia há tempos, mas nunca havia ouvido com devida atenção. Som que tranquiliza e também energiza. Músicas acústicas e, às vezes, com guitarras distorcidas até ousadas para o estilo. Pela formação power trio: guitarra/violão, baixo e bateria e a sonoridade reggae, o grupo australiano faz lembrar a banda americana Sublime, a qual também é muito boa, porém não tão intimistas e relaxantes quanto os Girls.

            É uma ótima escolha pra quem surfa ou gosta de um violão acompanhado por uma melodia cantada ternamente. A bateria conduzida constantemente pelos pratos e, por vezes, com apenas o baixo segurando de base, é característica da banda. O diferencial. Violões e guitarras tocadas com slides trazem uma sonoridade blues aos riffs e solos. As letras são de caráteres reflexivos e positivos, sobre natureza e conhecimento próprio.


O grupo lançou quatro álbuns de estúdio: Learn Yourself (2003), We’re Already Gone (2005), Ziggurats (2007) e Spooks (2010), além da coletânea Water (2006) e três LPs: Morning Sun, obra prima da banda, (2002), Goodtimes (2002) e The Weight of the World (2005). Através desse site: http://www.thebeautifulgirls.com/music.html é possível ouvir e baixar os álbuns. O vocalista Mat McHugh vem trabalhando em projetos solos e lançou recentemente o álbum Love come save me (2012). Você pode conferir seu trabalho em seu site: http://www.matmchughmusic.com/.


Vieram ao Brasil por algumas vezes, mas nesse ano, cancelaram uma apresentação que fariam no Rio de Janeiro em cima da hora. Para desespero dos fãs. Nada que não aumente ainda mais uma esperada nova apresentação deles em terras tupiniquins. Afinal, vale a pena esperar por um som que acalma a alma e faz a pessoa mais ansiosa e elétrica possível, como eu, querer esfriar a cabeça e ir à praia para esquecer-se de tudo. Até aprender a surfar! 


Chamaremos de um rascunho sobre uma possível nova filosofia de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário