terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conjunto nota 10?

  Fim de Campeonato, Corinthians campeão,com justiça ou não, e a atenção da segunda-feira foi voltada para a premiação dos melhores do Brasileirão 2012. Diferentemente dos outros anos, esta competição foi a bastante equilibrada, mas isso não quer dizer que tenha tido um alto nível. O Campeonato careceu de talentos individuais. Nesse ano o conjunto é que tirou nota 10. Clubes como Vasco da Gama - com o pior início de Campeonato Carioca - Figueirense - aquele que ninguém leva fé e não conhece os jogadores- e Botafogo - esse com um pouco de desapontamento na reta final- montaram bons conjuntos e fizeram bonito, supreendendo muita gente. Inclusive a mim.


  Antes da lista de indicados, existiam certas posições em que eu não conseguia eleger três candidatos. Após a premiação tive a certeza que o erro não era meu, mas sim da falta de boas opções. Quedas de rendimento, jogadores jogando mais com nome do que futebol, e aqueles que estavam lá por estarem em clubes de ponta. A seguir faço uma análise sobre cada um dos eleitos. Ela é pessoal, baseada exclusivamente na minha opinião. Você tem todo o direito de discordar!

Goleiro: Jéfferson

Mesmo sendo botafoguense, não concordei. Sim, ele fez um bom campeonato, mas não foi exuberante. Os seus concorrentes também não se destacaram tanto, O goleiro alvinegro ganhou pelo que fez em algumas partidas. Fernando Prass foi mais regular. Marcelo Lomba do Bahia, foi o melhor, porém não foi indicado.

Lateral-direito: Fágner

Em boas mãos. Não pude acompanhar tantos jogos do Figueirense assim para ver o tão elogiado Bruno, mas os jogos em que vi do Vasco, Fágner era o desafogo do time cruz-maltino, fez um bela dupla com Éder Luís e até trio, com a entrada de Allan. Ainda não entendo a presença de Mariano nessa indicação.

Zagueiro direito: Dedé


Sem discussões! Para mim, o craque do Campeonato. Prêmio facilitado pela falta de concorrência à altura.

Zagueiro esquerdo: Réver

Se destacou na arrancada final do Atlético - que parou na penúltima rodada. Não é, nem de longe, aquele zagueiro que passou pelo Grêmio. Sobre os concorrentes: Émerson do Coritiba manteve uma regularidade não muito empolgante e Leandro Castán se destacou pelos poucos gols sofridos com a defesa corintiana.

Lateral esquerdo: Cortês

A mais difícil de todas. Foram uma meia-dúzia de grandes atuações e olhe lá. Parece que a amarelinha pesou e ele sentiu. Queda de rendimento e protesto de quem antes o idolatrava. Juninho talvez não tenha ganho por não ter o peso da camisa. O prêmio deveria ir para Florianópolis, até porque Kléber do Internacional faz tempo que não mostra o futebol que encantou a todos no Corinthians.

Volante direita: Ralf

O título e a camisa falaram mais alto. Ralf é importante no esquema de Tite, mas não é mais jogador - e nem foi - do que seus concorrentes. Arouca, em terceiro lugar, é compreensível visto que não jogou muitas partidas por conta da Libertadores com o Santos, mas não premiar o ano da afirmação de Rômulo do Vasco foi no mínimo discutível. Com atuações seguras e leais - sempre bom lembrar - o jovem volante chegou a ser convocado por Mano Menezes e o seu rendimento continuou.

Volante esquerda: Paulinho

A concorrência tinha talento, mas pecou em grandes atuações. Se destacar no Palmeiras 2011, não é mérito. Ainda mais somente em bolas paradas. Marcos Assunção mesmo com seus preciosos gols e sua função tática às vezes modificada - sendo mais armador do que volante - não demonstrou tanta eficiência como Paulinho. Renato não foi decisivo, foi um bom jogador, com certeza o mais lúcido no time desesperado e atordoado do Botafogo. Nada a reclamar da eleição.

Meia direita: Diego Souza

Posição mais inconstante. Lucas brilhou nas dez primeiras rodadas, Deco nas dez últimas - junto com Fred - e Diego Souza brilhou ao todo em mais ou menos dez. Acredito que o vencedor foi escolhido pela posição que seu clube terminou e pelos jogos que decidiu. Tratando-se de regularidade, empate técnico.

Meia esquerda: Ronaldinho Gaúcho
A maior injustiça da premiação. Sempre fui fã do dentuço, o que ele faz com a bola me impressiona. Foi incrível em uma sequência invicta do Flamengo. E só. No fim, o Cara do Flamengo era Thiago Neves. No clássico, onde se esperava a sua genialidade, se escondeu. Agora, o que falar de Montillo? Disposição e muita paciência pra jogar em uma equipe esfacelada como a do Cruzeiro 2011. Meio campo pobre, com três volantes - os de hoje não sabem sair para o jogo - e atacantes nulos. Matou um leão por jogo, mesmo passando por problemas pessoais. Além de craque, um exemplo de profissionalismo. Sofreu esse ano, assim como toda a torcida cruzeirense. Merecedor do prêmio pelo futebol e regularidade.

Atacante 1: Neymar

Os eleitos não tinham características semelhantes, foram encaixados na lista. E mesmo se tivessem, ele ganharia. O comentário é para a falta de critério: Osvaldo do Ceará e William do Corinthians mereciam a premiação para segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Atacante 2: Fred

Decisivo. Falta a continuidade, tão sonhada pelos tricolores. Borges teve regularidade, mas não o peso que Fred tem para a sua equipe. O atacante do Peixe é coadjuvante, Fred é o principal e ganhou nas atuações de gala e plasticidade dos seus gols. Loco Abreu marcou presença pela importância que tem dentro de sua equipe. Leandro Damião em seu lugar é discutível.

Técnico: Ricardo Gomes/Cristóvão Borges
Merecido por não deixar os jogadores relaxarem. Mantiveram a seriedade do trabalho. O emocional também contou.

Revelação: Wellington Nem

Mostrou bom futebol, se o Figueirense chegou tão perto da vaga inédita para a Libertadores, muito se deve ao jovem de 19 anos. O desafio para Wellington agora é vencer a desconfiança daqueles que acreditam que existem jogadores que só atuam em clubes médios e pequenos. O ano de 2012 pode ser o da afirmação da jóia com a camisa do Fluminense, de onde volta de empréstimo. A torcida o aguarda cheia de expectativa.

Espero que a competição continue a cada ano mais acirrada. Em 2012 teremos três clubes do Nordeste e vai ser bonito ver o povo da região lotando o estádio. Quanto aos jogadores, torço para que permaneçam e elevem um pouco mais o nível da maior paixão do brasileiro.

2 comentários:

  1. Tivemos um campeonato de boa qualidade, mas o fato de os volantes da seleção do campeonato terem jogado melhor que os meias, mostra que, realmente, não tivemos brilho, ou ao menos regularidade em bom nível dos bons jogadores dessa posição que estão por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Muito parecido com minhas escolhas também. Continua muito bom o blog!

    ResponderExcluir