segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quando um capitão abandona o navio

Van Persie, ex-capitão do Arsenal e novo camisa 20 do United
     
     Um capitão é a figura mais simbólica de um navio. Ele comanda e é visto como o líder entre seus subordinados desde as antigas caravelas até navios mais modernos. É aquele que guarda o tesouro. O que já passou por experiências para contar por gerações. Está ali para duelar com sua espada diante de outro capitão se for preciso. Assim é Robin Van Persie, o ex-capitão do Arsenal.

     O jogador holândes, de 29 anos, assinou, na última semana, um contrato com o Manchester United, maior rival de seu antigo clube. O atual artilheiro da Premier League tem um novo desafio na carreira e demonstrou estar muito determinado. Mas quanto vale essa coragem? E um possível peso na consciência? Torcedores do Arsenal já se manifestaram em vídeos no youtube onde aparecem queimando a camisa do atacante ou removendo o nome do jogador acima do número. É o preço a pagar.

     Também aconteceram manifestações pelo Twitter por anônimos e jogadores como Eboue e Fàbregas, ex-parceiros de Arsenal. Até ameaças de morte. Infelizmente, normal. Os ingleses são os mais fanáticos – leia-se “loucos” - por futebol no mundo. Quem não se lembra do caminhão de reciclagem para depositar camisas do Manchester United e Manchester City com o nome de Carlitos Tevez?
Naufrágio em Londres
     O capitão abandonou o navio do Arsenal. O clube perdeu um de seus mais poderosos canhões. Assim foi com Cesc Fàbregas, Thierry Henry e Samir Nasri, que, recentemente, também saltaram do navio, mas não foram para o United. Isso é o que machuca. Isso é o que talvez traga uma incerteza à cabeça do jogador. Claro que não podemos falar por ele,  pois dinheiro e oportunidades na carreira do futebol contam muito e só quem vive pode explicar, mas ele será feliz no novo clube?
Wayne Rooney e Van Persie
     Sim. Pode ser que não de início, mas com certeza será. Participará frequentemente da Champions League formando dupla de ataque com o último vice-artilheiro do campeonato inglês, Wayne Rooney e terá mais chances de vencer a Premier League com o clube de Manchester (sejamos justos). Van Persie tem tudo para triunfar nos campos de Old Trafford, onde nomes como George Best, Bobby Charlton e Denis Law fizeram história.

    “E é assim que, já à vista do naufrágio da embarcação, o capitão encontra uma oportunidade de fuga pelos botes. Passando pela popa até chegar aos mastros, ele presta continência pela última vez a seus marujos que, perplexos, não entendem sua decisão. Está deixando para trás seu tesouro e muitas histórias de guerras vencidas e perdidas. A nau, aos pedaços, vai se desmoronando em madeira velha, enquanto que, do outro lado do mar, um transatlântico rodeado de sereias e baús com moedas de ouro tendo Shrek (ele mesmo) como capitão, está à sua espera. ‘Esquece esse peso na consciência e vem curtir!’ grita Shrek ao lado de um velhinho sorridente com um contrato em mãos. O ex-capitão sorri.”
"Gostei desse velhinho sorridente e safado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário