quinta-feira, 30 de junho de 2011

A casa é sua

  O tradicional "seja bem-vindo" foi dito a quase todos os times que saíram de seus domínios nesta quarta-feira. E, sem dúvida, a mensagem de "fique a vontade" foi muito bem assimilada, afinal, só uma equipe conseguiu vencer em casa...

  Foi impressionante. O Grêmio conseguiu a proeza de empatar com o limitado Avaí em 2 x 2. O resultado sela a queda de Renato Gaúcho - o técnico já pediu demissão, resta a despedida dos jogadores, que deverá acontecer esta tarde. A saída de Renato, já esperada diante do péssimo resultado, se opõe a evolução técnica que o time deverá ter, com as estreias de Gilberto Silva, as adaptações de Miralles e Marquinhos e as chegadas de atacantes, obrigatória para quem almeja a Libertadores.

  Já satisfeito no ano, o Vasco enfrentou, em São Januário, o Cruzeiro à moda Joel Santana e levou um baile. 3 x 0, decepção da torcida cruzmaltina, Cruzeiro voltando ao seu habitat natural - a parte de cima da tabela - e o lendário Joel dizendo que o placar foi muito elástico, considerando o adversário. Será interessante acompanhar um time com Gilberto, Roger, Montillo e uma vocação ofensiva de anos, adaptando-se ao defensivismo de um ex-zagueiro.

  Tão impressionante quanto a receptividade dos mandantes foi a atuação de Willians no América-MG 2 x 3 Flamengo. Deve ter batido recorde de desarmes feitos. Um absurdo. Um leão. Porém, apesar de parecer, Willians é só um, e o jogo que se adivinhava fácil entre o fraco Coelho e o Urubu cheio de opções tornou-se um desafio depois da acomodação dos rubro-negros após o primeiro gol. O América virou ainda no primeiro tempo. Deivid empatou, mas foi preciso a estúpida expulsão de Leandro Ferreira para que o Flamengo conseguisse o gol da vitória. Falta mais um marcador no meio-campo de Luxemburgo. Enquanto não há, adversários fracos vão testando o coração do torcedor.


  Não chegou a dar sono, os primeiros três minutos foram até muito animadores, mas o jogo entre São Paulo e Botafogo deixou muito a desejar. Apesar do 2 x 0, obviamente, dos visitantes, o Botafogo jogou para o gasto e os tricolores, muito desfalcados, pouco puderam fazer. Rogério Ceni continua as asas do frango, e o time carioca venceu no Morumbi de maneira incontestável, organizada, mas sem apresentar o melhor futebol de quem se espera. Loco Abreu vai fazendo muita falta a Maicosuel e Elkeson, que não têm em Herrera um comandante de ataque.

  As ausências de Elano, Neymar e Ganso, à serviço da seleção, tornaram o campeão da América um time para lá de comum na única vitória da noite de um mandante. O organizado time do Figueirense venceu um desconcentrado Santos. O único roteiro diferente da noite teve a desculpa da ressaca da Libertadores...


  Assim como Joel, Tite é do time do "não merecemos, mas está bom". Foi por aí sua reação após o triunfo sobre o time dos renegados, ou Bahia, que levou o Corinthians à liderança do campeonato. O gol de pênalti de Chicão no Estádio do Pituaçú foi o suficiente para confirmar a história dos outros jogos.

  Essa quinta-feira outros quatro jogos completam a rodada, que teve histórias diferentes, mas finais quase sempre os mesmos. A partir de 19:30 saberemos se os anfitriões manterão a porta aberta ou se despacharão os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário