domingo, 1 de janeiro de 2012

Negócio da China


  A contratação do meia-atacante chinês Chen Zhi-Zhao feita pelo Corinthians pegou todos de surpresa. Não só pela negociação ter sido feita em sigilo, mas também aonde o clube paulista foi buscar o jogador. Não é a primeira vez que clubes brasileiros olham atentamente e buscam acordos com jogadores asiáticos. Recentemente, o Santos demonstrou interesse no lateral-esquerdo (que agora não me recordo o nome) do Kashiwa Reysol, seu adversário no Mundial de Clubes. O jogador é apontado com uma grande promessa e viria para ser titular da lateral da equipe, uma vez que Léo já não tem o mesmo preparo físico de antes. Mas a negociação não avançou.



  Esse novo mercado demonstra a situação financeira favorável dos clubes brasileiros, uma vez que somente nossos jogadores iam buscar espaço no Oriente. Além disso há a constante evolução do futebol asiático, o Japão é o caso principal. O investimento em jogadores e treinadores de níveis elevados aprimorou a técnica dos japoneses - e de todos os asiáticos de um modo geral - e o seu futebol deixou de ser aquela famosa correria de outrora. A maior demonstração do crescimento dos asiáticos, e em particular do Japão, como já foi citado, foi a conquista da Copa do Mundo de futebol feminino, derrotando os Estados Unidos na final, a maior potência na categoria.

  Porém, a aquisição do Corinthians me fez pensar em outro ponto. Futebol brasileiro está tão carentes de meias, que temos de buscá-los na China? O clube já tem grandes nomes para a posição como Alex e Danilo, além da contratação da incógnita Vitor Júnior, não seria o momento ideal para promover um garoto da base? Com a disputa da Libertadores e a companhia de jogadores rodados, o jovem que subiria ganharia experiência sem pressão, teria um ambiente favorável para a evolução de seu futebol. Não sou contra a vinda de jogadores estrangeiros, acredito até que seja importante o intercâmbio para equilibrar os times, as seleções e consequentemente as competições, deixando o espetáculo mais fascinante. Apenas acho que o clube, com uma categoria de base invejável, não precisava recorrer a tão longe para compor seu elenco.

  A vinda de Chen Zhi-Zhao abrirá os olhos dos clubes ainda mais para a Ásia e as portas para outros jogadores se aventurarem por aqui. Com isso, o Campeonato Brasileiro poderá aumentar gradualmente o seu nível de competitividade - que para mim já é maior do que os europeus - tornando-se a competição mais desejada e procurada pelos boleiros.

Um comentário:

  1. Com certeza esse jogador ,será o primeiro de muitos...Eu acho rsrsrs

    ResponderExcluir